segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Acará-disco lança Tema - FESPOB 2016


 O Grêmio Recreativo Acará-disco lançou na tarde desta segunda-feira, 26 de outubro, o Tema do ano 2016.

A agremiação publicou em seu perfil nas redes sociais um pouco mais sobre a temática. Confira abaixo:

"Venho apresentar aos torcedores e simpatizantes a temática do ano de 2016 da Associação Cultural e Folclórica Acará-Disco. Nesse ano vamos continuar na vereda do sagrado, iremos abordar sobre os 100 anos dos salesianos no Rio Negro. Com o Tema: “De Tupã a Cristo” - Missão Amazônia, terra de índios e brancos que formou nossa cultura cabocla, o encontro de todas as tribos do rio negro com uma nova cultura, Yebá mãe de todos os seres da terra sonhou que um dia as igarás porãs conduziriam o branco invasor a este solo de maravilhas e encantos, Amazônia tapera da vida e esquecida, pois antes dos salesianos já tinha passado outros evangelizadores e tinham abandonado esse chão.
Os índios adoravam a Tupã, viviam em harmonia com a natureza, com seus ritos e lendas, saboreavam a paz e a quietude desse solo sagrado, então chegaram os salesianos e filhas de Maria introduzindo uma nova cultura e ensinamentos, seguidores da doutrina de Dom Bosco, navegaram mares e rios, com pão e vinho as boas novas anunciaram, e ofertaram suas vidas a evangelização.
Em pesquisas com nossos pais e avós todos foram alunos dos salesianos, numa escola em formato de internato foram implantando a boa nova com aulas de catecismo, no livro da vida a Bíblia sagrada o índio foi conhecendo à Cristo, os salesianos implantaram uma cultura forte que até nos dias de hoje somos regidos por ela.
Falarei um pouco de minha época e de amigos que tivemos o prazer de fazer parte desse período que marcou nossas vidas. Quem não se lembra do Padre Clemente, que nos seus sermões de domingo era árduo contra o alcoolismo e a favor da manutenção da família - quando dizia “vai pró 31 pró 32 e 33 e no outro dia não tem farinha a dar a mulher”, marinheiro quantas saudades, Do Padre Badalotti sempre firme nas suas ações, a Anunciata que comandava com a maior polidez uma aula de matemática onde tudo tinha que está contido, contém ou não contem embasamento histórico?! “Irmã Avanir com seu português impecável, Irmã Rosa sempre em prontidão para atender quem necessitasse de seus serviços médicos”. 
No Oratório onde as equipes dos meninos eram Dom Bosco e das meninas eram Maria Auxiliadora, do futebol aos sábados, e o jogo de bolinhas de gude embaixo da mangueira, das colunas do alpendre do colégio, me diga quem nunca ficou lá de castigo por nossas traquinagens e travessuras, já era tempo de Cristo, a cultura Barcelense é remanescente desse período e até os dias de hoje vivemos essa cultura, sem sombra de dúvidas é cultura popular! 
Nossa arte vai te convidar a viajar nesse rio de encantos, o meu pensamento sempre voa nos contos dessa Amazônia, de cores sabores e misturas de raças e contos fantásticos, sempre é um prazer decantar essa cultura cabocla e colaborar com o Acará-Disco."
Um forte abraço a todos!
Hamilton de Nazaré da Silva Ugarte
Historiador do Acará-Disco
Arte Ilustrada por Emanuel Graça.
_________________________________________

Veja abaixo a letra da música.


LETRA - MÚSICA TEMA
"DE TUPÃ À CRISTO": MISSÃO AMAZÔNIA
Autor: Hamilton De Nazaré Da Silva Ugarte.
AMAZÔNIA, AMAZÔNIA, 
TAPERA DA VIDA E ESQUECIDA
A ESPERA DE UM NOVO AMANHÃ
TERRA SAGRADA DE SONHOS, ONDE DEUS É TUPÃ.
YEBÁ MÃE DE TODOS OS SERES DA TERRA
NUM SONO PROFUNDO SONHOU
IGÁRAS PORÃS DA TRANSFORMAÇÃO
OS BRANCOS INVASORES CONDUZIRÃO
PLANO TRAÇADO, MARES E RIOS NAVEGADOS.
O SONHO DE YEBÁ SE REVELOU
SALESIANOS E FILHAS DE MARIA
APORTARAM NESSE SOLO ENCANTADOR
VEM BOAS NOVAS ANUNCIAR
SEMENTE DO BEM EM SOLO FÉRTIL PLANTAR
VER O AMOR GERMINAR, O JARDIM FLORESCER.
NESSE ÉDEN BONS FRUTOS EM 100 ANOS COLHER
“DE TUPÃ A CRISTO” O ACARÁ-DISCO TRADUZ A EMOÇÃO
NOSSA AMAZÔNIA DE BRANCOS E ÍNDIOS RAÍZES DESSE CHÃO
OFERTADO NOSSOS OUVIDOS E CORAÇÃO
OFERTADO NOSSO AMOR
COM PÃO E VINHO
NOSSA VIDA EM MISSÃO
ANJO DE DEUS QUE SOIS MINHA GUARDA
E A QUEM FUI CONFIADO, DEI-ME ALMAS.
ILUMINAI-ME, GUARDAI-ME, REGEI-ME
NESSA SUAVE E VASTA SOLIDÃO
O ÍNDIO ALUNO SE TRANSFORMOU
SEUS MITOS E LENDAS O LATIM SILENCIOU
SUA FÉ EM TUPÃ MODIFICOU
NO LIVRO DA VIDA, CRISTO SE REVELOU.
VEM COM DOM BOSCO CAMINHAR
A ANUNCIATA VAI ANUNCIAR
QUE HOJE TEM FESTA
NO ORATÓRIO DO ACARÁ

Baixe a Demo da Música Tema Acará-disco 2016. Clicando aqui

Mostre seu amor pelo Cardume Preto e Amarelo e altere sua foto de capa baixando a imagem abaixo.